Apresentação

A Resolução CNE/CP nº 02/2015 aprovada em 1º de julho de 20151 definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada em nível superior de profissionais do magistério para a educação básica, estabelecendo que o projeto de formação das instituições de educação apresente uma sólida base teórica e esteja fundamentado em princípios norteadores da interdisciplinaridade.

Nesse contexto, a iniciativa de implementação do Projeto Formativo Interdisciplinar do Parfor/UFPI se insere no esforço de qualificação dos profissionais que atuam na educação básica, possibilitando-lhes o verdadeiro exercício da consciência interdisciplinar, porquanto apenas quando investidos de tal consciência, os docentes podem refletir sobre suas atuações, bem como sobre o processo de educação formal, de modo a responder adequadamente às normativas legais e acadêmicas postas como desafios à Universidade.

A experiência do desenvolvimento do trabalho interdisciplinar é socializada no Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), que teve a sua primeira edição realizada nos meses de abril e maio de 2016, nos municípios de Bom Jesus, Esperantina, Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina e teve como público alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo Parfor no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral. A programação do evento englobou palestras, mesa redonda, exposição de pôsteres, sessões de comunicação oral e oficinas de diferentes temáticas. Como exemplo, na edição de Teresina, na palestra de abertura, a Profª Drª Ângela Kleiman, da Universidade Estadual de Campinas, expôs o tema “Letramento, Interdisciplinaridade e Formação de Professor”; e na mesa redonda sobre “Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Práticas Docentes”, os professores convidados discorreram sobre diferentes olhares a respeito da interdisciplinaridade, desde suas concepções teóricas, até experiências de implementação dessa prática no ensino básico e no ensino superior.

O II SIMPARFOR, realizado nos meses de novembro e dezembro de 2016, trouxe os resultados das ações do Projeto Formativo Interdisciplinar no período letivo de 2016.1, executadas nos seis municípios de funcionamento do Programa, ainda com a temática “Educação, Trabalho e Diversidades”.

O III SIMPARFOR ocorreu nos meses de maio e junho de 2017 e socializou a experiência do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do Parfor da UFPI no decorrer do período letivo 2016.2, agora com a temática Educação, Meio Ambiente e Cidadania, que também norteará as edições seguintes.

O IV SIMPARFOR foi realizado nos meses de novembro e dezembro de 2017 (23/11 - Picos; 24/11 - Floriano; 30/11 - Esperantina; 01/12 - Parnaíba; 07/12 - Teresina; 14/12 - Bom Jesus). Nesta edição foram socializadas experiências interdisciplinares desenvolvidas nos cursos do Parfor / UFPI ao longo do período letivo 2017.1, com programação semelhante às edições anteriores.

No mesmo formato da edição anterior, o V SIMPARFOR ocorreu nos meses de maio e junho de 2018 (04/05 - Parnaíba e Bom Jesus, realizado em Parnaíba; 25/05 - Floriano e Picos, com realização em Floriano; 08/05 - Esperantina e Teresina, realizado em Teresina), tendo discutido experiências de formação dos professores da escola básica através de trabalhos pedagógicos interdisciplinares desenvolvidos nos cursos do Parfor / UFPI ao longo do período letivo 2017.2.

O VI SIMPARFOR ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2018: 02 e 03/10/2018 - Picos (realizado em Picos); 04 e 05/10/2018 - Bom Jesus e Floriano (realizado em Floriano); 24 e 25/10/2018 - Parnaíba (realizado em Parnaíba); 08 e 09/11/2018 - Esperantina e Teresina (realizado em Teresina). Foram feitas reflexões sobre os processos formativos dos professores da escola básica através de relatos de experiências e de trabalhos pedagógicos interdisciplinares desenvolvidos nos cursos do Parfor / UFPI ao longo do período letivo 2018.1. O evento reuniu palestras, exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral no primeiro dia do evento e no segundo dia ocorreram somente as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, a saber: em Parnaíba, Floriano e Picos ocorreram as defesas dos TCCs dos estudantes do curso de Letras Libras; e em Teresina ocorreram as defesas dos TCCs dos cursos Pedagogia, Matemática e Letras Libras dos estudantes de Esperantina.

O VII SIMPARFOR ocorreu nos meses de maio e junho de 2019: 23/05/2019 - Uruçuí (realizado em Uruçuí); 24/05/2019 - Bom Jesus e Currais (realizado em Currais); 30/05/2019 - Luzilândia (realizado em Luzilândia); 31/05/2019 - Parnaíba (realizado em Parnaíba); 07/06/2019 - Teresina (realizado em Teresina). A programação do evento englobou palestras, exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral e discutiu as experiências interdisciplinares, desenvolvidas ao longo do período letivo 2018.2 nos cursos de Educação Física, História, Geografia, Letras Português e Pedagogia do PARFOR/UFPI.

O VIII SIMPARFOR ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2019: 24/10/2019 - Bom Jesus e Currais (realizado em Bom Jesus); 25/10/2019 - Uruçuí (realizado em Uruçuí); 07/11/2019 - Luzilândia (realizado em Luzilândia); 08/11/2019 - Parnaíba (realizado em Parnaíba). Foram discutidos os resultados das ações implementadas na escola básica através dos trabalhos pedagógicos do Projeto Formativo Interdisciplinar desenvolvido nos cursos de Educação Física, História, Geografia, Letras Português e Pedagogia do Parfor/UFPI ao longo do período letivo 2019.1, seguindo a mesma temática e o mesmo formato da edição anterior.

O IX SIMPARFOR não ocorreu como previsto (14/05/2020: Uruçuí; 15/05/2020: Currais; 22/05/2020: Luzilândia), tendo em vista a suspensão do calendário acadêmico 2019.2, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), nos termos das Notas Informativas nº 01, 02 e 03 do Comitê Gestor de Crise (CGC) da Reitoria da Universidade Federal do Piauí. Contudo, cada professor(a) formador/orientador inseriu no site do SIMPARFOR (https://simparfor.ufpi.br/), no período de 13/05 a 05/06/2020, os resumos simples das propostas de trabalho dos alunos sob sua orientação, tendo sido informado, ao final do resumo, a situação do trabalho planejado, da seguinte forma: a) Proposta b) Trabalho em andamento c) Trabalho concluído.

Transcorridos cinco anos, alcançamos a décima edição do SIMPARFOR que foi realizada nos dias 15 e 16/04/2021, remotamente, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nos termos da Resolução Nº 104/2020 – CEPEX que instituiu o Período Letivo 2020.1, em formato remoto emergencial, para a oferta de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas, para estudantes dos cursos do Parfor. O X SIMPARFOR contemplou reflexões sobre os processos formativos vivenciados nos cursos de Educação Física (Currais e Uruçuí), Geografia, História e Pedagogia (Luzilândia) e socialização de relatos de experiências pelos professores cursistas sobre as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas da educação básica no decorrer do período letivo 2020.1 e reuniu alunos, professores formadores, coordenadores de curso e locais do Parfor/UFPI e a comunidade acadêmica em geral.

O XI SIMPARFOR foi realizado nos dias 24 e 25/11/2021, também remotamente em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nos termos da Resolução Nº 102/2021 – CEPEX, que instituiu o período letivo 2020.2 no âmbito do Parfor. A programação do evento contemplou relatos de experiências das ações interdisciplinares vivenciadas no decorrer do semestre letivo pelos cursistas de Educação Física (Currais e Uruçuí), Geografia, História e Pedagogia (Luzilândia).

O XII SIMPARFOR será realizado nos dias 31/03 e 01/04/2022, ainda de forma remota em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nos termos da Resolução Nº 170/2021 – CEPEX, que institui o período letivo 2021.1 no âmbito do Parfor. A programação do evento englobará palestras e sessões de comunicação oral visando discutir as experiências interdisciplinares desenvolvidas ao longo do semestre letivo no curso de Educação Física nos municípios de Currais e Uruçuí, assim como nos cursos de Geografia, História e Pedagogia, ofertados no município de Luzilândia.



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1 Revogada pela Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019.
2 A data 15/06/2020, indicada na programação do evento, equivale ao último dia de avaliação dos resumos pelos coordenadores de curso.

Programação

CURRAIS

31/03 a 01/04/2022

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LUZILÂNDIA

31/03 a 01/04/2022

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URUÇUÍ

31/03 a 01/04/2022

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