Anais do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)

ISSN: 2675-4002

Expediente

Anais do XVI Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (XVI SIMPARFOR), Universidade Federal do Piauí, Teresina – PI, v.16 (2024), 2024. ISSN 2675-4002.
Periodicidade do Evento: Semestral
Idioma: Português

Corpo Editorial

Maria da Glória Duarte Ferro
Bartira Araújo da Silva Viana
João Benvindo de Moura

 

Comissão Científica

Maria da Glória Duarte Ferro
Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
Bartira Araújo da Silva Viana
Francisco Gomes Vilanova
João Benvindo de Moura
João Gustavo de Oliveira Claudino
Maraisa Lopes
Maria Lemos da Costa

 

Apoio Institucional

Ministério da Educação – MEC
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFPI
Editora Universitária da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI

Home Page: http://www.simparfor.ufpi.br | E-mail: parfor@ufpi.edu.br
PARFOR/UFPI - Endereço de contato: Campus Ministro Petrônio Portella. Espaço Cultural Noé Mendes, Sala 11. Av. Universitária, Ininga. Teresina-PI, CEP 64.049-550. Fone: (86) 3237-1955

 

Realização

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UFPI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Reitor
Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes
Vice-Reitor
Prof. Dr. Viriato Campelo
Pró-Reitora de Ensino de Graduação
Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes
Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais
Willian Mikio Kurita Matsumura
Coordenadoria Geral de Graduação
Eliesé Idalino Rodrigues

 

Comissão Organizadora

Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI
Maria da Glória Duarte Ferro
Coordenadores da Comissão de Produção Científica do PARFOR/UFPI
Bartira Araújo da Silva Viana
João Benvindo de Moura
Coordenação de Informática
Wellington Pacheco Silva
Normalização e diagramação
Bartira Araújo da Silva Viana
Coordenadores de Curso do Parfor (2023.2)
Bartira Araújo da Silva Viana (Geografia: Batalha, Castelo do Piauí, Currais e Miguel Alves)
Francisco Gomes Vilanova (História: Miguel Alves)
João Benvindo de Moura (Letras-Português: Batalha, Castelo do Piauí, Luzilândia, Miguel Alves e Pedro II)
João Gustavo de Oliveira Claudino (Educação Física: Batalha, Floriano, Luzilândia e Miguel Alves)
Maraísa Lopes (Letras-Libras: Batalha, Miguel Alves, Piripiri e Teresina)
Maria Lemos da Costa (Pedagogia: Batalha, Castelo do Piauí, Luzilândia, Miguel Alves e Pedro II)
Coordenadores Locais do Parfor (2023.2)
Ana Pereira da Silva (Miguel Alves)
Antonia Delcimar da Costa Azevedo (Floriano)
Cícero Pereira Barros Júnior (Currais)
Danielson Paiva Barros (Pedro II)
Francisca das Chagas do Monte Belo (Castelo Piauí)
Isabela Cristina Caldas Castros Barros (Luzilândia)
Lêda Maria Borges da Silva Moreira (Piripiri)
Milton Pereira da Silva (Batalha)

Apresentação

A interdisciplinaridade anseia a superação da visão fragmentária para uma concepção unitária de organização, produção e difusão do conhecimento. Trata-se de um movimento que se apoia no princípio de que nenhum campo de conhecimento é completo e que é pelo diálogo com outras áreas que surgem novas possibilidades de compreensão da realidade.

A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles — questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu. Refere-se, portanto, a uma relação entre disciplinas. (BRASIL, 1997, p. 31).

O enfoque interdisciplinar é orientado, portanto, por uma consciência e atitude críticas, abertura para o compartilhamento de conhecimento e predisposição para o trabalho coletivo e colaborativo. Logo, uma proposta de formação docente interdisciplinar deve promover o diálogo entre as diversas áreas e disciplinas, estabelecendo interconexões entre os saberes.

É nessa perspectiva que, a partir de estudos e discussões realizados por comissão constituída por professores oriundos de distintos campos disciplinares, sistematizamos o projeto formativo interdisciplinar que foi implementado no âmbito do Parfor/UFPI a partir do período letivo 2015/2.

A iniciativa de implementação do Projeto Formativo Interdisciplinar do Parfor/UFPI se insere no esforço de qualificação dos profissionais que atuam na educação básica, possibilitando-lhes o verdadeiro exercício da consciência interdisciplinar, porquanto apenas quando investidos de tal consciência, os docentes podem refletir sobre suas atuações, bem como sobre o processo de educação formal, de modo a responder adequadamente às normativas legais e acadêmicas postas como desafios à Universidade.

A primeira experiência de socialização do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do Parfor da UFPI ocorreu no I SIMPARFOR (I Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI), realizado nos meses de abril e maio de 2016, e teve como público alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo Parfor no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral.

A programação do evento englobou palestras, mesa redonda, exposição de pôsteres, sessões de comunicação oral e oficinas de diferentes temáticas. Como exemplo, na edição de Teresina, na palestra de abertura, a Profa. Dra. Ângela Kleiman, da Universidade Estadual de Campinas, expôs o tema “Letramento, Interdisciplinaridade e Formação de Professor”; e na mesa redonda sobre “Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Práticas Docentes”, os professores convidados discorreram sobre diferentes olhares a respeito da interdisciplinaridade, desde suas concepções teóricas, até experiências de implementação dessa prática no ensino básico e no ensino superior.

O objetivo geral do SIMPARFOR é fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares. E os objetivos específicos são:

• Socializar experiências curriculares e práticas pedagógicas exercitadas nos cursos do Parfor/UFPI, visando à consolidação da aprendizagem pautada na interdisciplinaridade como estratégia metodológica de superação da fragmentação do conhecimento e de interpretação da realidade;

• Oportunizar o debate entre os participantes, suscitando indagações e proposições que possam contribuir para o aperfeiçoamento do Projeto Formativo Interdisciplinar do Parfor/UFPI;

• Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e reflexivo;

• Promover extensão visando à difusão dos benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica;

• Avaliar a experiência do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do Parfor/UFPI, através do diálogo e partilha com todos os setores envolvidos, com vistas a traçar diretrizes de trabalho para aprimoramento das ações do Programa.

O SIMPARFOR é uma iniciativa importante no processo de institucionalização do Parfor e encalça a qualidade acadêmica e social dos percursos formativos oferecidos aos docentes da educação pública básica do estado do Piauí.

Seja bem-vindo(a)!

Comissão Organizadora

Normas

Os resumos simples devem apresentar a seguinte formatação: 150 palavras (mínimo) e 250 palavras (máximo), em fonte Arial, tamanho 12, cor preta, espaçamento simples, com margem superior e esquerda de 3 cm e margens direita e inferior com 2 cm. O texto deve ser justificado. Os trabalhos devem ser encaminhados apenas em Português. O trabalho deverá conter, de maneira clara e objetiva, cabeçalho com título do trabalho (centralizado e em negrito) e nomes dos autores e instituições, separados por um espaço entre si. Além do cabeçalho, os trabalhos devem apresentar, sem fazer referência explícita e sinteticamente, objetivos (geral e específicos), metodologia, resultados e discussão e considerações finais. O texto do resumo simples deve ser digitado sem paragrafação. Será necessária a indicação de três palavras-chaves, as quais deverão ser separadas entre si por ponto e vírgula. Somente as palavras próprias deverão ter inicial maiúscula. Recomenda-se aos autores a máxima cautela na redação e correção dos seus trabalhos pois os resumos serão publicados nos anais do evento. Os autores serão responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos apresentados.