Anais do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)

ISSN:

Expediente

Anais do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), Universidade Federal do Piauí, Teresina - PI, v. 1, 2016.
Periodicidade do Evento: Semestral
Idioma: Português

Corpo Editorial

Maria da Glória Duarte Ferro
Bartira Araújo da Silva Viana
Fabrício Eduardo Rossi
Janete Diane Nogueira Paranhos
João Benvindo de Moura
Maraisa Lopes

 

Comissão Científica

Maria da Glória Duarte Ferro
Aldora Maria Lebre Ferreira
Bartira Araújo da Silva Viana
Edivaldo Leal Queiroz
Érica Rodrigues Fontes
Evaldo Santos Oliveira
Janete Diane Nogueira Paranhos
João Benvindo de Moura
Maraisa Lopes
Vânia Macedo Orsano

 

Apoio Institucional

Ministério da Educação – MEC
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/IFPI
Editora Universitária da Universidade Federal DO Piauí - EDUFPI

Home Page: http://www.simparfor.ufpi.br | E-mail: parfor@ufpi.edu.br
PARFOR/UFPI - Endereço de contato: Campus Ministro Petrônio Portella. Espaço Cultural Noé Mendes, Sala 11. Av. Universitária, Ininga. Teresina-PI, CEP 64.049-550. Fone: (86) 3237-1955

 

Realização

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UFPI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Reitor
José Arimatéia Dantas Lopes
Vice-Reitora
Nadir do Nascimento Nogueira
Pró-Reitora de Ensino de Graduação
Romina Julieta Sanchez Paradizo de Oliveira
Superintendente de Comunicação
Jacqueline Lima Dourado
Coordenadoria Geral de Graduação
Maraisa Lopes

 

Comissão Organizadora

Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI
Maria da Glória Duarte Ferro
Coordenadores da Comissão de Produção Científica do PARFOR/UFPI
Bartira Araújo da Silva Viana
João Benvindo de Moura
Coordenação de Informática
Wellington Pacheco Silva
Normalização e diagramação
Bartira Araújo da Silva Viana
Coordenadores de Curso do Parfor (2015.2)
Aldora M. Lebre Ferreira (Educação Física: Esperantina e Picos e Teresina)
Bartira Araújo da Silva Viana (História: Bom Jesus, Parnaíba e Teresina)
Evaldo Santos Oliveira (Artes Visuais: Floriano e Parnaíba)
Evaldo Santos Oliveira (Música: Teresina)
Edivaldo Leal Queiroz (Matemática: Teresina)
Janete Diane Nogueira Paranhos (Pedagogia: Esperantina, Parnaíba e Teresina)
Érica Rodrigues Fontes (Letras-Inglês: Teresina)
João Benvindo de Moura (Letras-Português: Parnaíba e Teresina)
Vânia Macedo Orsano (Educação Física: Bom Jesus, Floriano e Parnaíba)
Coordenadores de Local do Parfor (2015.2)
Aldina de Figueiredo Cunha (Bom Jesus)
Antônio José Freitas de Oliveira (Picos)
Auréa Celeste Resende Gonçalves (Teresina)
Belina Augusta de Oliveira (Parnaíba)
Maria das Graças Carvalho da Silva (Esperantina)
Olgarina Soares Diocesano do Nascimento (Floriano)

Apresentação

A Resolução CNE/CP nº 02/2015 aprovada em 1º de julho de 2015 definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada em nível superior de profissionais do magistério para a educação básica, estabelecendo que o projeto de formação das instituições de educação apresente uma sólida base teórica e esteja fundamentado em princípios norteadores da interdisciplinaridade.

Nesse contexto, a iniciativa de implementação do Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI se insere no esforço de qualificação dos profissionais que atuam na educação básica, possibilitando-lhes o verdadeiro exercício da consciência interdisciplinar, porquanto apenas quando investidos de tal consciência, os docentes podem refletir sobre suas atuações, bem como sobre o processo de educação formal, de modo a responder adequadamente às normativas legais e acadêmicas postas como desafios à Universidade.

A primeira experiência de socialização do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR da UFPI ocorreu no I Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (I SIMPARFOR), realizado nos meses de abril e maio de 2016 e teve como público alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo PARFOR no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral. A programação do evento englobou palestras, mesa redonda, exposição de pôsteres, sessões de comunicação oral e oficinas de diferentes temáticas. Como exemplo, na edição de Teresina, na palestra de abertura, a Profª Drª Ângela Kleiman, da Universidade Estadual de Campinas, expôs o tema “Letramento, Interdisciplinaridade e Formação de Professor”; e na mesa redonda sobre “Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Práticas Docentes”, os professores convidados discorreram sobre diferentes olhares a respeito da interdisciplinaridade, desde suas concepções teóricas, até experiências de implementação dessa prática no ensino básico e no ensino superior.

O objetivo geral do evento é Fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares. Os objetivos específicos são: • Socializar experiências curriculares e práticas pedagógicas exercitadas nos cursos do PARFOR/UFPI, visando à consolidação da aprendizagem pautada na interdisciplinaridade como estratégia metodológica de superação da fragmentação do conhecimento e de interpretação da realidade; • Oportunizar o debate entre os participantes, suscitando indagações e proposições que possam contribuir para o aperfeiçoamento do Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI; • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e reflexivo; • Promover extensão visando a difusão dos benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica; • Avaliar a experiência do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR/UFPI, através do diálogo e partilha com todos os setores envolvidos, com vistas a traçar diretrizes de trabalho para aprimoramento das ações do Programa.

O SIMPARFOR é uma iniciativa importante no processo de institucionalização do Programa e encalça a qualidade acadêmica e social dos percursos formativos oferecidos aos docentes da educação pública básica do Estado do Piauí.


Seja bem-vindo(a)!

Comissão Organizadora

Normas

Os resumos simples devem apresentar a seguinte formatação: 150 palavras (mínimo) e 250 palavras (máximo), em fonte Centuy Gothic, tamanho 12, cor preta, espaçamento simples, com margem superior e esquerda de 3 cm e margens direita e inferior com 2 cm. O texto deve ser justificado. Os trabalhos devem ser encaminhados apenas em Português. O trabalho deverá conter, de maneira clara e objetiva, cabeçalho com título do trabalho (centralizado e em negrito) e nomes dos autores e instituições, separados por um espaço entre si. Além do cabeçalho, os trabalhos devem apresentar, sem fazer referência explícita e sinteticamente, objetivos, metodologia, resultados e discussão e considerações finais. O texto do resumo simples deve ser digitado sem paragrafação. Será necessária a indicação de três palavras-chaves, as quais deverão ser separadas entre si por meio de ponto final. Recomenda-se aos autores a máxima cautela na redação e correção dos seus trabalhos. Os autores serão responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos apresentados.

Sumário

Anais do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), Universidade Federal do Piauí, Teresina - PI, v. 1, 2016.
COMUNICAÇÃO ORAL - TERESINA
1 - A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Andrea Lourdes Monteiro Scabello
Francilene Santos Lima
33
2 - A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS 3º E 4º DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA UNIDADE ESCOLAR DE MIGUEL ALVES, PIAUÍ
Andrea Lourdes Monteiro Scabello
Maria da Conceição de Paula Rebelo
34
3 - A CIDADE E O ESPAÇO URBANO
José Pereira Rodrigues da Silva
Maria das Graças Costa
Maria do Socorro Ducarmo Lima
Hosana dos Santos Tavares
Julinete Vieira Castelo Branco
35
4 - A DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR: UM ESTUDO DE CASO
Elziane Cardoso Torres
Andrea Lourdes Monteiro Scabello
36
5 - A DIFICULDADE DE LEITURA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR FLORISA SILVA EM TERESINA – PIAUÍ
Benta Maria Rodrigues da Silva
37
6 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA
Francisca Simplicio de Sousa
Andrea Lourdes Monteiro Scabello
38
7 - A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: VISÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DAS ABORDAGENS PSICOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DOCENTE
Benedita de Brito Melo
Maria da Conceicão do Nascimento
Miriam Silva Maia
Maria do Socorro Santos Leal Paixão
39
8 - AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA
Rosana Evangelista da Cruz
Kelma Tananda das Neves Ribeiro Colaço
40
9 - AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA O ALCANCE DOS FINS EDUCACIONAIS
Márcia Pereira da Silva
Rosana Evangelista da Cruz
41
10 - AUSÊNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
Aline Ribeiro de Sousa
Josania Lima Portela Carvalhêdo
42
11 - CARTOGRAFIA DA REDE DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE BARRAS PIAUÍ
Cícero Soares da Silva
Mabson de Carvalho Furtado
Sildenio Carvalho Castelo Branco
Simone MagalhãesCavalcante
Francisco de Sales Sousa Silva
Ana Ester Maria Melo Moreira
43
12 - ESCOLA MUNICIPAL ANA DE AZEVEDO CAMPELO: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS COMPREENSÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Auricelia de Jesus Oliveira
Maraísa Lopes
44
13 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E OS SABERES PEDAGÓGICOS
Maria de Deus Cavalcante Soares
Keylla Rejane Almeida Melo
Márcia Beatriz Barros Caminha
45
14 - EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE ESCOLAR MACHADO DE ASSIS – TIMON/MA
Maria do Socorro Costa Guimarães
Rosana Evangelista da Cruz
46
15 - HARMONIZAÇÃO MUSICAL: DESCOBERTAS SUCESSIVAS
Clarice Pereira de Freitas Florêncio
Manoel de Jesus Luz Silva
Maria do Céu Carvalho
Cesar Marcos de Carvalho Barros
47
16 - NARRATIVA DAS MULHERES NEGRAS ARTESÃS DO POTY VELHO:SUAS SINGULARIDADES NO ARTESANATO EMPREENDEDOR
Mirian Santos da Silva
Soledade Batista Abade
Marlene Lima de Carvalho
Maryneves Saraiva de Arêa Leão Sousa
48
17 - O ENSINO DE MÚSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Márcio Manoel Mesquita da Silva
49
18 - PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO ANALISTA SIMBÓLICO
Isaac Ferreira Cavalcante
Raimundo Batista dos Santos Júnior
50
19 - PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR
Airton de Sousa Silva
Antônia Almirene Silva Soares
Leonardo Coelho de Deus Lima
51
COMUNICAÇÃO ORAL - PARNAÍBA
20 - A NATAÇÃO COMO ATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA CIDADE DE PARNAIBA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Raimunda Pereira
Maria de Fátima Araújo Roque
Maria Edmilda Ferreira de Souza
Maria Rosiane Fontenele de Sousa
Maisa Carvalho Albuquerque Lima
Marcone Kleber Santos Furtado
52
21 - A PRÁTICA DO VOLEIBOL NO AMBIENTE ESCOLAR
Julysse Neuma Damasceno Gomes
Lindalva Maria Catarina da Costa Mesquita
Lilia Maria Coelho Gonçalves
53
22 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Francélia de Araújo Bezerra
Gecileia de Araújo Lima
Germano Araújo de Souza
Gabriela Dantas Carvalho
54
23 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA: EXPERIÊNCIAS PARA PROFISSIONALIZAÇÃO
Selene Veras Roque
Marina Caroline dos Santos
Maria Vileuda Pereira Tavares
José Uilson Carneiro Tavares
Amanda Silveira Denadai
55
24 - FATORES QUE INFLUENCIAM A MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Gecileia de Araújo Lima
Germano Araújo de Souza
Gabriela Dantas Carvalho
56
25 - OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: REFLEXÕES SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MODALIDADE HANDEBOL
Eduardo de Oliveira Miranda
Evania Maria Ramalho Andrade
Erika Raquel Nascimento Silva
Cassio Coutinho Halabi
Emanuele Alves de Sousa
57
26 - PRÁTICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBLIDADES
Daiane Rodrigues da Rocha
Geane Rodrigues da Rocha
Paula Samara Carneiro Fontenele
Natasha Veras Brito
José Petrúcio de Farias Júnior
58
27 - TERRAS INDÍGENAS, MEMÓRIAS DE UM POVO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO MUNICÍPIO DE ARAIOSES (MA)
Rocelma de Nazare Pessoa Halabe
Andrelina Costa Ribeiro Neta Pereira
Rosilene Alves da Silva
Maria de Jesus da Silva Carvalho
Fabricia Bandeira dos Santos
Fábio Leonardo Castelo Branco Brito
59
COMUNICAÇÃO ORAL - PICOS
28 - A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
Gilmara da Rocha Leal
Rosana Erondine Bezerra
Antônia Ana dos Santos Leal
Maria do Socorro Lima Ramos
Rosângela de Carvalho Gomes
60
29 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Antônia Regina dos Santos Abreu Alves
Maria Dolores dos Santos Vieira
61
30 - EXPECTATIVAS DE CONTINUIDADE DOS ESTUDOS DOS ALUNOS DA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA ESTADUAL TERESINHA NUNES NA CIDADE DE PICOS-PIAUÍ
Ana Maria Alves da Silva Cosmo
Maria Dolores dos Santos Vieira
62
31 - FANZINE: INVENÇÃO DO APRENDER NA FORMAÇÃO DOCENTE
Maria Ronilsa de Moura Sousa Carvalho
Maria Dolores dos Santos Vieira
63
32 - NARRATIVAS SOBRE INFÂNCIA: MEMÓRIAS E IDENTIDADES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PICOS-PI
Cristiana Barra Teixeira
Lucas Leal Lima de Sousa
Fernanda Oliveira Sousa
Tarciana dos Santos Pinheiro
64
33 - O PERFIL E CONDICIONAMENTO FÍSICO DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARFOR 2015.2
UmbelinaAlmondes Luz
Juscelino Faustino de Oliveira
Lindalva Borges de Oliveira
Francisca Rita da Conceição
Maria Deusenir da Silva
Daniela de Araújo Barros
65
34 - O REFLEXO DA LEI 10.639/03 NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Dolores dos Santos Vieira
Antônia Regina dos Santos Abreu Alves
66
COMUNICAÇÃO ORAL - FLORIANO
35 - DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: PIAUIÊS EM FOCO
Sandro Arrais Rodrigues
Edilma Neiva de Souza
Joséires Veloso Barros
67
COMUNICAÇÃO ORAL - BOM JESUS
36 - DESIGUALDADE EDUCACIONAL: ANÁLISE DAS TAXAS DE RENDIMENTO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BOM JESUS/PI
Ana Maria Ferreira Brauna
Artúria Maria Lima de Sousa
Daiana Brauna da Costa
Roberto Alves Bezerra
Jânio Ribeiro dos Santos
68
37 - EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: COMPLEXIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, DIVERSIDADE E EMANCIPAÇÃO
Conceição Ribeiro Santos
Maria Aparecida Lopes de Farias
Vancilene Brito Porto
Joaquim Gonçalves Neto
69
38 - ENSINO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADES E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BOM JESUS- PI
Daisa Pereira Alves
Valter Santiago de Oliveira
Carla Silvino de Oliveira
70
39 - EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESVELANDO TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE QUATRO ALUNAS DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR
Gleide Mendes da Silva
Maria da Luz Sales Lima
Tatiane Pereira de Sousa Bezerra
Maria Sorleide Deodato dos Santos
Wagnaldo Nunes da Silva Castro
71
40 - O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE RENDA E PERMANÊNCIA DA ESCOLA DA FAMÍLIA DE BAIXA RENDA
Mailson Rodrigues Oliveira
Alberto Luís Araújo Silva Filho
Raimundo Batista dos Santos Júnior
72
41 - SABERES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES: REPENSANDO O ENSINO NA UNIVERSIDADE
Aldina de Figueiredo Cunha
73
COMUNICAÇÃO ORAL - ESPERANTINA
42 - A IMPORTâNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE ZERO A SEIS ANOS
Madalena Rodrigues Cardoso
Aurineide Santos Ventura
Ana Paula dos Santos Castro
Genilson José Coutinho Rocha
74
43 - A OBSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E SEUS REGISTROS NA LISTA DE VERIFICAÇÃO
Itamaria Amaria Silva de Sousa Furtado
Gisleno Alves da Silva
75
44 - AS DIVERSIDADES CULTURAIS NO FUTEBOL DO BRASIL 2015
Maria da Paz Silva Gomes Amorim
Maria Helena Pereira dos Santos
Rejamara Borges Amorim
Rejane de Oliveira Gomes
Tiago Magalhães Pontes
Maria das Graças Martins Sousa
76
45 - AVALIAÇÃO DE ASPECTOS FÍSICOS E NÍVEL DE DOR E O RELACIONAMENTO COM A QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARFOR DE ESPERANTINA-PI
Maria Francisca da Silva Souza
Acácio Lustosa Dantas
Elida Melo Araújo
Francilene Rodrigues Lustosa Vasconcelos
Maria de Fátima Machado Barroso
Anselmo Alves Lustosa
77
46 - CACHOEIRA DO URUBU- O IR E VIR DE ÁGUAS QUE DÃO E TIRAM VIDAS
Josélia Carvalho Melo
Rosineide Maria da Silva Santos
Jucelia Abreu Sousa Araújo
Ana Celia de Sousa
Glória Cele Coura Gomes
78
47 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE UM POETA CHAMADO GRILO DE ASSIS BRASIL
Rosália Maria Carvalho Mourão
79
48 - DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL NO RIO MARATAÕAN EM BARRAS-PI
Sildênio Carvalho Castelo Branco
80
49 - HISTÓRIAS DE VIDA DE SER E FAZER-SE PROFESSORA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PARFOR
Rosângela Sales Garcez
Sandra Sousa Silva
Francisca Fortes Carvalho Leontina Pereira Lopes
81
50 - MÉTODOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE LEITURAE ESCRITA ATRAVÉS DA PRÁTICA DOCENTE, NA ESCOLA MUNICIPAL BERNARDINO GARCIA DO NASCIMENTO, MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL-PI
Vanessa Damasceno Sampaio
Ana Carla Melo Lima
Analice Araújo de Oliveira
Gilberto Souza Lima
Safira Ravenne da Cunha Rego
Ivone Damasceno Cavalcante
82
51 - NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS EM ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE ESPERANTINA-PIAUÍ
Joaquim Marques de Oliveira Neto
Carlos Araújo de Sousa Lima
Joviane Sales Lopes Castelo Branco
João Batista Fontinele Souza
Syrleide Carvalho Machado
Aureliano Machado de Oliveira
83
52 - OBSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E SEU REGISTROS NO ANEDOTÁRIO
Erenice Rocha de Oliveira
Rosirene Silva Carvalho
84
53 - PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA QUANTO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE ESPERANTINA - PI
Francisco da Silva Menezes
Raimunda Araújo da Silva
Ronaldo Paiva Silva
Maria do Socorro Silva
Fernanda Rocha Santos
85
54 - TRABALHO DOCENTE E DIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS E PRÁTICAS DOCENTES EM CINCO ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ESPERANTINA-PI
Francisca Machado dos Santos
Francisca Maria Carvalho Bruno
Geni Alves de Sousa
Gonçalo Alves de Carvalho
Maria de Jesus dos Santos
Dogival Carneiro da Silva
86
OFICINA - TERESINA
55 - CAMINHOS E DIRETRIZES DA NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Bartira Araújo da Silva Viana
87
56 - CARIMBÓ: SUA HISTÓRIA, SEUS MESTRES, SUA DANÇA E SEUS TOQUES NO ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS
Johnny Kepller Guimarães Cardoso
88
57 - CINEMA E EDUCAÇÃO FÍSICA, ONDE A ARTE E A HISTÓRIA SE ENCONTRAM
Ana Kelly Azevedo Teixeira
Esperança Lustosa Sampaio e Silva
Maria NeylaKerly Sousa da Silva
Silvana Soares dos Santos
Jessica Priscila Sousa Silva Adalberto Magalhães Torres
Lays Alencar Melo
Laiza Vanessa da Costa Silva
José Thiago Soares Bezerra
Hivaldo Rabelo de Matos
89
58 - CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO CAJON E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
Karla Simone Lopes da Silva
Marcos Antônio Borges da Silva
Manoel de Jesus Luz Silva
Josénildo Sales de Araújo
90
59 - ESCOLA TRADICIONAL X ESCOLA MODERNA
Maria da Conceição Alves Paiva
Marcos de Moura Bastos
Maria Aldenir da Silva
Maria Leticia Oliveira Gomes
Antônio José Gomes
91
60 - JOGOS E BRINCADEIRAS MUSICAIS NA SALA DE AULA
Dimael Barbosa dos Santos
Marcio Manoel Mesquita da Silva
Luiza Idalina Ramos da Costa Silva
Irisvane Maria da Conceicão Oliveira
Pamela Cristiana de Almeida
92
61 - MEU NOME É RADIO
Marcos de Moura Bastos
Adalberto Magalhães Torres
Adriana Machado Lima
Jefferson Rodrigues Araújo
Ruy Lopes Viana Nascimento
Virna Lages Soares Teive
93
62 - PADRÕES DE BELEZA E SEUS EFEITOS PARA SOCIEDADE
José Thiago Soares Bezerra
Jordana Rocha de Araújo
Laiza Vanessa da Costa Silva
Lays Alencar Melo
Carmen Lúcia de Oliveira Cabral
94
63 - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?
DeniaElice Matias de Oliveira
Mara Machado da Cunha
Andrea Lourdes Monteiro Scabello
95
64 - RODA GRIÔ
Márcia Evelin de Carvalho
96
OFICINA - PARNAÍBA
65 - A PALAVRA QUE CRIA
Márcia Evelin de Carvalho
97
66 - CAMINHOS E DIRETRIZES DA NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Bartira Araújo da Silva Viana
98
67 - CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO CAJON E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
Karla Simone Lopes da Silva
Marcos Antônio Borges da Silva
Manoel de Jesus Luz Silva
Josénildo Sales de Araújo
99
68 - ESCOLA E FAMÍLIA: A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE
Maria Rosângela de Souza
100
OFICINA - PICOS
69 - A PALAVRA QUE CRIA
Márcia Evelin de Carvalho
101
70 - CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO CAJON E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
Karla Simone Lopes da Silva
Marcos Antônio Borges da Silva
Josénildo Sales de Araújo
102
OFICINA - FLORIANO
71 - A PALAVRA QUE CRIA
Márcia Evelin de Carvalho
103
72 - CONSTRUÇÃO DE CAJON
Karla Simone Lopes da Silva
Josénildo Sales de Araújo
104
OFICINA - BOM JESUS
73 - CAMINHOS E DIRETRIZES DA NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Bartira Araújo da Silva Viana
105
74 - CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO CAJON E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
Karla Simone Lopes da Silva
Marcos Antônio Borges da Silva
Manoel de Jesus Luz Silva
Josénildo Sales de Araújo
106
75 - JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM
Geomário Carvalho da Costa
Ricardo Ferreira Brauna
Silvia Maria Cardoso Magalhães Hidd
107
76 - RODA GRIÔ
Márcia Evelin de Carvalho
108
OFICINA - ESPERANTINA
77 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS E ESTRATÉGIAS
Cecilia Coelho de Resende
Luciana Alves da Silva
Solange Gomes Vanderlei da Silva
Marcilene Resende Gomes Costa
José Ribamar de Brito Sousa
109
PÔSTER - TERESINA
80 - A CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO MUSICAL CAJON E O PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO
Marcos Antônio Borges da Silva
Karla Simone Lopes da Silva
Josénildo Sales de Araújo
110
81 - A CONTRIBUIÇÃO DO HANDEBOL PARA A FORMAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS DA EQUIPE DO CAIC BALDUINO BARBOSA DE DEUS
Diana Carla Pereira
Dheane Soares Alcantara de Sousa
EliclecioCalacio Silva
Sergio Luiz Galan Ribeiro
111
82 - A CULTURA AFRODESCENDENTE NO ESTADO DO PIAUÍ
Sandra Pereira da Silva
Evanilde da Silva Araújo
Maria Ribeiro dos Santos
Brisdete Sepúlveda Coêlho Brito
112
83 - A ESCOLA PARA OS PAIS DO CMEI DANIELZINHO: LOCAL DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
Poliane Borges da Silva
Guiomar de Oliveira Passos
113
84 - A ESCRAVIDÃO NEGRA NO PIAUÍ NO SÉCULO XVIII E XIX
Francisca de Oliveira Viveiros
Francisca Brito da Silva
Jucyvan Rodrigues Sousa
Rosilene Marques Sobrinho de França
114
85 - A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: ENTRE OS MARCOS LEGAIS E A REALIDADE VIVENCIADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL
Maria Goreth da Costa e Sousa Melo
Maria do Socorro Pereira Moreno Rodrigues de Sousa
Marli Clementino Gonçalves
115
86 - A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA CAPOEIRA PARA OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL “GONÇALO NUNES” DA CIDADE DE REGENERAÇÃO - PIAUÍ
Mardônio Araújo Cunha
Débora Cristiane Martins Sousa
Maria do Amparo Sá de Almeida
Ahécio Kleber Araújo Brito
116
87 - A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL
Maria Sene Almeida Cruz
Simone Rodrigues Rocha
Sonia Ribeiro Bacelar
Maria Elza dos Santos Muniz
117
88 - A IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MATÕES-MA
Conceição de Maria Macêdo da Silva
Jaqueline Pereira da Silva
Erika Galvão Figuerêdo
118
89 - A IMPORTÂNCIA DO RESGATE E VIVÊNCIA DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
José Thiago Soriano da Silva
Maurilene Alves de Sousa
André Oliveira Tenório
David Marcos Emérito de Araújo
119
90 - A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO LÚDICO EM SALA DE AULA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1º AO 5º ANO
Lays Alencar Melo
Franciane da Costa Santos
Jordana Rocha de Araújo
Laiza Vanessa da Costa Silva
Raimundo de Sousa Moraes
Maria do Carmo de Carvalho e Martins
120
91 - A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TIMOM-MA
Valdivino da Costa Nunes Filho
Valdenoura Moreira Cavalcante
Pedrina Silva Feitosa
Maria do Perpetuo Socorro Lima Viana
Francisca Lidiane de Sousa Lima
121
92 - A INCLUSÃO DOS DEFICIENTES PARA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO BÁSICO
Luiz Antônio Pereira Miranda
Maria Bandeira de Oliveira Miranda
Laiane Rocha do Nascimento
Otavio Mario da Silva Filho
Lidiane dos Santos Barros
Klecyus Woner de Oliveira Nascimento
122
93 - ABORDAGEM DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NA SALA DE AULA
Simone Maria Araújo de Abreu
Luzia Gomes da Silva
Luzia Marta Lima de Oliveira
123
94 - ANALISE DA PRÁTICA DOCENTE NA LEITURA E ESCRITA: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO ALFA E BETO NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
Marilene Alves Reis
Tânia Maria Cunha e Silva
Girlene Soares dos Reis
Naziozênio Antônio Lacerda
124
95 - APLICABILIDADE DO CONTEÚDO DANÇA (BALÉ) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UNIÃO - PI
Teresinha de Jesus Rodrigues Sousa
Antônio Marcos Rocha
Ricardo Basílio de Oliveira Caland
125
96 - AS DIFERENÇAS ENTRE OS ALUNOS: COMO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXPLICAM-NA
Ivaldo Pereira Lima
Maria da Paz de Sousa
Maria da Conceição Soares Monte
Teresinha de Jesus Soares Mota
Elizangela da Conceição Cruz
Alex Sandro Carneiro Brito
126
97 - ATIVIDADE FÍSICA COMO POSSIBILIDADE PARA DEFICIENTES
Shislene Raquel Nascimento Costa
Maria Quelma Gomes de Sousa
127
98 - CAMPEONATO INTERCALASSES DE FUTSAL: INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO ESCOLAR
Inácio Barbosa de Oliveira
Francisca Lopes da Silva
Alex Soares Marreiros Ferraz
128
99 - COMO UTILIZAR O TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO APLICADO À DADOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Diana de Carvalho Oliveira
Esperança Lustosa Sampaio e Silva
Euderlan Conceição Pessoa
Franciane da Costa Santos
Valmaria Rocha da Silva Ferraz
129
100 - COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Maria de Jesus de Almeida Cardoso
Ana Paula Soares de Andrade
130
101 - CONCEPÇÕES DE CORPO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Paula Soares de Andrade
Irene Maria Sousa Silva
131
102 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Francilene Rodrigues do Nascimento Sousa
Cecilia Alves Pereira Neta
João Cassiano de Oliveira Neto
Antônio Francisco das Chagas
Ricardo de Carvalho Costa
132
103 - DIRETRIZES LEGAIS E DIVERSIDADES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERRACIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Antônia Pereira da Silva
Luciana Quelma de Sousa Araújo
Sônia Maria de Castro
João Evangelista das Neves Araújo
133
104 - DIVERSIDADE DE GÊNERO NO ÂMBITO FAMILIAR E EDUCACIONAL
Janaina Rodrigues dos Santos Feitosa
Francisca Pereira da Silva Santos
Ivonete Alves de Oliveira
Antônia Rodrigues de Barros
Júnia Motta Antonaccio Napoleão do Rego
134
105 - DO CORPO-OBJETO AO CORPO-SUJEITO: MUDANÇA DE PARADIGMA?
Ana Paula Soares de Andrade
Luiza Perfeito Matos
135
106 - DROGAS NA ESCOLA
Zuleide Marques Cardoso
Maria da Luz Vieira de Andrade
Antônia Araújo da Silva
Erika da Fonseca Reis Silva
136
107 - DUOLINGO: INOVAÇÃO DO INGLÊS NA ESCOLA
Vicência Maria da Conceição Silva
Belize Ceiloe Costa Mota
Rosalina da Conceição Coelho
José Machado Moita Neto
137
108 - EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE INCLUSIVO:ENTRE O PENSAR, O SENTIR E O VIVER
Marleide Figueredo Viana
Denise de Oliveira Mendes
Erlane da Silva Fernandes
José Cardoso de Oliveira
Maria dos Remédios Ribeiro Silva
138
109 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES
Brenda de Oliveira Santos
Jessica Priscila Sousa Silva
Maria da Conceição Alves Paiva
Marcos de Moura Bastos
Adriana Machado Lima
139
110 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA: A DIVERSIDADE COMO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA CAMPO MAIOR-PIAUÍ
Jeanice Oliveira dos Santos
Francineide de Sousa Silva Bona
Francisco Carvalho de Quadros
Maria Antônia Gomes de Lemos
140
111 - EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL, ATIVIDADES LÚDICAS E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
José Thiago Soares Bezerra
Hivaldo Rabelo de Matos
Ruy Lopes Viana Nascimento
Maria NeylaKerly Sousa da Silva
Francisco Kennard Sousa Silva
Maria do Carmo de Carvalho e Martins
141
112 - FATORES DETERMINANTES DA INDISCIPLINA EM ALUNOS DO 8º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DA LIBERDADE PAULO FREIRE EM SÃO JOÃO DO ARRAIAL - PI
Géssica Caroline Rodrigues dos Santos Almeida
Ricardo Basílio de Oliveira Caland
Lourdes Lourena Damasceno Aguiar
Lylyane Moreira Moita
Ivaldo Coelho Carmo
142
113 - FUTEBOL FEMININO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Maria Nazaré Miranda Lima
Maria Margarete Solange de Sousa Lima
Irisandra Ferreira da silva
Denis Barros de Carvalho
143
114 - INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IDENTIFICANDO DIFICULDADES
Renata Carvalho de Brito Moura
Narjara Borges Amorim
Milena Rodrigues dos Santos
Valéria de Melo Cavalcante Barros
144
115 - INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR NA CIDADE DE MIGUEL ALVES PI
Adriana Gomes de Castro
Guiomar de Oliveira Passos
145
116 - JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ester Silva de Sousa
Carmen Lúcia de Sousa Lima
146
117 - LEITURA COMO PRODUÇÃO DISCURSIVA EM PRÁTICAS FORMAIS E INFORMAIS
Carleane dos Santos Lima
Elaine Carvalho Lima
Joniel da Costa Barbosa
Elmira Alice Barbosa Barros Silva
Maria Angélica Freire de Carvalho
147
118 - MÚSICA NA ESCOLA: IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR UNIDOCENTE NA EFETIVAÇÃO DA LEI: 11.769/08
Dimael Barbosa dos Santos
Luiza Idalina Ramos da Costa Silva
148
119 - NARRATIVA DAS MULHERES NEGRAS ARTESÃS DO POTY VELHO: SUAS SINGULARIDADES NO ARTESANATO EMPREENDEDOR
Mirian Santos da Silva
Soledade Batista Abade
Marlene Lima de Carvalho
Maryneves Saraiva de Arêa Leão Sousa
149
120 - O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Vanda Maria Araújo
Laira Rodrigues dos Santos Lages
Daiana Silva de Santana
Inália Pereira da Silva
Nilza Maria Cury Queiroz
150
121 - O ESPORTE FUTSAL COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO E CONVIVÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Francisdalva Mirita da Silva
Gilmara Pereira Lima
Maria José de Jesus Silva
Rosana Cavalcante Sá
Josémiro Teixeira Lima
151
122 - O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA LÍNGUA PORTUGUESA
Antônia Ferreira da Silva
Maria da Cruz da Silva Costa Bezerra
Maria das Neves Carvalho Freitas
Heraldo Aparecido Silva
152
123 - ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TREINAMENTO DESPORTIVO
Antônia Pires Soares
Antônio Cicero Cavalcante de Araújo
Alcioneide de Jesus de Paula
Moisés Tolentino
153
124 - OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO ESCOLAR PARA A APRENDIZAGEM MOTORA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Lenildes Alencar de Oliveira Cristaldo
Larissa Sóstenes de Almeida Vieira
José Silva Damasceno
Alisson Alves Silva
154
125 - OS DESAFIOS DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO A CRIANÇA HIPERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marineusa Soares Bastos Costa
155
126 - OS PRIMEIROS SOCORROS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Ana Keyla Rodrigues de Lima
Marciana da Silva Oliveira
Najla Cristiane Gomes Batista
Carlos Eduardo Gonçalves Leal
156
127 - PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO DOS DEFICIENTES
Maria Lúcia Soares de Sousa
Maria NeylaKerly Sousa da Silva
Raimundo de Sousa Moraes
Ruy Lopes Viana Nascimento
Silvana Soares dos Santos
Leonardo Borges Ferro
157
128 - POLÍTICAS DE LÍNGUA E DE EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, EVOLUÇÃO E DESAFIOS
Maura Lúcia Carvalho Braulio Barbosa
Maria de Jesus Lima de Sousa
Maria do Carmo da Trindade Silva
José Ribamar Lopes Batista Júnior
158
129 - POR UMA HISTÓRIA MAIS DIVERSA: A RIQUEZA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NEGRO NO COTIDIANO BRASILEIRO
Josélha Moreira da Cruz
Maria do Socorro Coutinho Pereira
Eva Lacerda de Oliveira
Jóina Freitas Borges
159
130 - PORTFÓLIO DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ElizildaCalacio Martins Lustosa
160
131 - PORTFÓLIO: UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Francisco Alves dos Santos Filho
Mirtes Gonçalves Honório
161
132 - RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: CONSTRUÍNDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
Raimunda do Nascimento
Francisca da Costa Lima
Edilanne Bezerra da Rocha
Neide Cavalcante Guedes
162
133 - RELAÇÕES DE PODER EM TRÊS ESCOLAS PIAUIENSES
Sunamita Machado Fontenelle
Valdene da Silva Lima
Milton Borges Neves
Fernanda Antônia Barbosa da Mota
163
134 - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM TORNEIO DE VOLEIBOL DA DISCIPLINA VÔLEIBOL REALIZADA NA UFPI
Caroline Carreiro Coelho
Jerfferson Douglas Francisco Moreira Lira
Ivanise M. da Rocha
Eva Benvindo Guimaraes
164
135 - SHAKESPEARE E OS OUTROS
Estelita da Silva
Otacília Araújo da Silva
Saulo Cunha de Serpa Brandão
165
136 - UM BREVE ESTUDO SOBRE O USO DO DICIONÁRIO BILÍNGUE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: IMPOSIÇÃO OU RESISTÊNCIA?
Francisca Oliveira da Silva
Vitoria Maria dos Santos
Roberta Shirleyjany de Araújo
166
137 - UTILIZAÇÃO DO RECREIO ORIENTADO ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TIMON-MA
Francisca Eliete da Rocha Sousa
Ângela Maria Rodrigues da Silva Silveira
Ricardo Basílio de Oliveira Caland
167
PÔSTER - PARNAÍBA
138 - A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Maria de Jesus Oliveira Lima Rodrigues
Maria do Rosário Mendes de Sousa
Maria do Carmo dos Santos Silva
Maria do Livramento Oliveira Fontenele
168
139 - A EXPLORAÇÃO DO CARANGUEJO E A ESCOLARIZAÇÃO DOS CATADORES DE CARNAUBEIRAS-MA
Suerlene Brito da Silva
Marcos da Rocha Santos
Maria do Socorro Souza Silva
Maria da Conceição Almeida Carvalho
169
140 - A FOTOGRAFIA COMO REGISTRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: (RE)VIVENDO MEMÓRIAS DISCENTES
Cristiana Brandao de Oliveira
Cristiana Francisca Barros
Euleana Silva Moraes
Gilvana Pessoa de Oliveira
170
141 - A PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS HOMOSSEXUAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Vanderlucia Rodrigues de Carvalho
Yane Freire Sabry
Franciléia Nogueira Albino Calland
Thais Norberta Bezerra de Moura
Wellington de Araújo Alves
171
142 - A PESQUISA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RESIGNIFICANDO O TRABALHO DOCENTE
Francisca das Chagas Freitas Neves
Mariane Neves Souza
Antonina Mendes Feitosa Soares
172
143 - A RELAÇÕES ENTRE AS DESCRIÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NO POEMA O SENTIMENTO DUM OCIDENTAL E AS GRANDES CIDADES ATUALMENTE
Raimundo Nonato da Silva Rodrigues
Sueli Maria do Nascimento
Adriana Rodrigues de Sousa
173
144 - A SEXUALIDADE ENTRE OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Maria de Fátima do Nascimento Castro
Luziana Silva de Lima
Maklaine Gomes de Seixas
Maria de Fátima Pereira Santos
Ludgleydson Fernandes de Araújo
174
145 - A TEMÁTICA AMBIENTAL E A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES
Francilene Cardoso Machado
Mariano Araújo Cardoso
Daiane Moura Santos
175
146 - ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DISCIPLINAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DO PIAUÍ
Antônia Maria Ferreira dos Santos Viana
Jacira de Carvalho Silva
Valdilene Maria da Solidade
Rodrigo de Sousa Melo
176
147 - AS NUANCES QUE PERMEIAM A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gelsa Maria Fontenele
Ivania Ferreira de Souza
Jaynara Silva de Araújo
Cleidivan Alves dos Santos
177
148 - AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PRESERVATIVO ENTRE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
Luziana Silva de Lima
Maria de Fátima Pereira Santos
Maria de Fátima do Nascimento Castro
Maklaine Gomes de Seixas
Ludgleydson Fernandes de Araújo
178
149 - CORDEL PELA VIDA DO PLANETA (DE JOSÉ RIBAMAR ALVES)
Lindomar José Oliveira Rodrigues
Carliane Oliveira dos Santos
Francisco Gilberto da Conceição Santos Junior
Ronald Taveira da Cruz
179
151 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO IMAGINÁRIO DA GESTÃO ESCOLAR DA CIDADE DE BURITI DOS LOPES-PI
Sabina Vieira de Carvalho de Souza
George Luiz Duarte Val
180
152 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS E CONCRETITUDES NO INTERIOR DO NORDESTE
Gieudo Robson Carvalho Lima
Regina da Silva Araújo
181
153 - ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DESCRITIVO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Isabel Rodrigues Diniz
José Airton Pereira da Silva
Maria do Rozário de Sousa
Sebastiao Machado Carvalho Neto
Darkyana Francisca Ibiapina
182
154 - EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS A PARTIR DE NARRATIVAS ELABORADAS EM MEMORIAL DE VIDA ESCOLAR DA GRADUANDA JESSIMERY DOS SANTOS
Jessimery dos Santos
183
155 - HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Francisca Martins do Nascimento
184
156 - ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA E LOMBALGIA EM PROFESSORES
Ailton de Souza Pinto
Dionis de Castro Dutra Machado
185
157 - MEMORIAL E EXPERIÊNCIA FORMATIVAS A PARTIR DE NARRATIVAS DE VIDA ESCOLAR DA GRADUANDA ANA CLARA DA SILVA EVANGELISTA ANA CLARA DA SILVA EVANGELISTA
Ana Clara da Silva Evangelista
186
158 - MEMÓRIAS DO MEU TEMPO DE ESCOLA:EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS A PARTIR DE NARRATIVAS ELABORADAS ATRAVÉS DO MEMORIAL DE VIDA ESCOLAR DE OSMARINA DA CONCEIÇÃO
Osmarina da Conceição da Silva
187
159 - O BULLYING NAS ESCOLAS: COMO COMBATER ESSA VIOLÊNCIA?
André Luiz Cirqueira Nascimento dos Santos
Dionis de Castro Dutra Machado
188
160 - O PERFIL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANO DO MUNICÍPIO DE LUÍS CORREIA-PI
Juliana Silva Fontenele
Iumara Machado da Silva
Maria das Graças Vieira Siqueira
189
161 - O TREINAMENTO DESPORTIVO ESCOLAR E A REVELAÇÃO DE JOVENS TALENTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ - PI
Bruno Adernon Galvão Carvalho
190
162 - PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NA CIDADE DE BOM PRINCÍPIO - PIAUÍ: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Pedro Araújo de Barros Neto
Débora Luiza de Carvalho Azevedo
Maria Geissiane Aguiar Alves
Maria Jordânia de Sousa Silva
Naide Farias Costa
Samuel Pires Melo
191
163 - PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NA CIDADE DE BOM PRINCÍPIO - PIAUÍ: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Tatiara Campelo Veras Vieira
Jullyane Frazão Santana
Samuel Pires Melo
192
164 - REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Patrícia Vieira Rabelo
Regina da Rocha Silveira
Naisa Maria Cardoso da Silva
Muryelle da Silva Albuquerque
Natalia Araújo de Carvalho
Mayara Carvalho Spindola