Anais do Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)

ISSN: 2675-4002

Expediente

Anais do I Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (I SIMPARFOR), Universidade Federal do Piauí, Teresina – PI, v.1, 2016. ISSN 2675-4002.
Periodicidade do Evento: Semestral
Idioma: Português

Corpo Editorial

Maria da Glória Duarte Ferro
Bartira Araújo da Silva Viana
Fabrício Eduardo Rossi
Janete Diane Nogueira Paranhos
João Benvindo de Moura
Maraisa Lopes

 

Comissão Científica

Maria da Glória Duarte Ferro
Aldora Maria Lebre Ferreira
Bartira Araújo da Silva Viana
Edivaldo Leal Queiroz
Érica Rodrigues Fontes
Evaldo Santos Oliveira
Janete Diane Nogueira Paranhos
João Benvindo de Moura
Maraisa Lopes
Vânia Macedo Orsano

 

Apoio Institucional

Ministério da Educação – MEC
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFPI
Editora Universitária da Universidade Federal DO Piauí - EDUFPI

Home Page: http://www.simparfor.ufpi.br | E-mail: parfor@ufpi.edu.br
PARFOR/UFPI - Endereço de contato: Campus Ministro Petrônio Portella. Espaço Cultural Noé Mendes, Sala 11. Av. Universitária, Ininga. Teresina-PI, CEP 64.049-550. Fone: (86) 3237-1955

 

Realização

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UFPI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Reitor
José Arimatéia Dantas Lopes
Vice-Reitora
Nadir do Nascimento Nogueira
Pró-Reitora de Ensino de Graduação
Romina Julieta Sanchez Paradizo de Oliveira
Superintendente de Comunicação
Jacqueline Lima Dourado
Coordenadoria Geral de Graduação
Maraisa Lopes

 

Comissão Organizadora

Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI
Maria da Glória Duarte Ferro
Coordenadores da Comissão de Produção Científica do PARFOR/UFPI
Bartira Araújo da Silva Viana
João Benvindo de Moura
Coordenação de Informática
Wellington Pacheco Silva
Normalização e diagramação
Bartira Araújo da Silva Viana
Coordenadores de Curso do Parfor (2015.2)
Aldora M. Lebre Ferreira (Educação Física: Esperantina e Picos e Teresina)
Bartira Araújo da Silva Viana (História: Bom Jesus, Parnaíba e Teresina)
Evaldo Santos Oliveira (Artes Visuais: Floriano e Parnaíba)
Evaldo Santos Oliveira (Música: Teresina)
Edivaldo Leal Queiroz (Matemática: Teresina)
Janete Diane Nogueira Paranhos (Pedagogia: Esperantina, Parnaíba e Teresina)
Érica Rodrigues Fontes (Letras-Inglês: Teresina)
João Benvindo de Moura (Letras-Português: Parnaíba e Teresina)
Vânia Macedo Orsano (Educação Física: Bom Jesus, Floriano e Parnaíba)
Coordenadores de Local do Parfor (2015.2)
Aldina de Figueiredo Cunha (Bom Jesus)
Antônio José Freitas de Oliveira (Picos)
Auréa Celeste Resende Gonçalves (Teresina)
Belina Augusta de Oliveira (Parnaíba)
Maria das Graças Carvalho da Silva (Esperantina)
Olgarina Soares Diocesano do Nascimento (Floriano)

Apresentação

A Resolução CNE/CP nº 02/2015 aprovada em 1º de julho de 2015 definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada em nível superior de profissionais do magistério para a educação básica, estabelecendo que o projeto de formação das instituições de educação apresente uma sólida base teórica e esteja fundamentado em princípios norteadores da interdisciplinaridade.

Nesse contexto, a iniciativa de implementação do Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI se insere no esforço de qualificação dos profissionais que atuam na educação básica, possibilitando-lhes o verdadeiro exercício da consciência interdisciplinar, porquanto apenas quando investidos de tal consciência, os docentes podem refletir sobre suas atuações, bem como sobre o processo de educação formal, de modo a responder adequadamente às normativas legais e acadêmicas postas como desafios à Universidade.

A primeira experiência de socialização do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR da UFPI ocorreu no I Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (I SIMPARFOR), realizado nos meses de abril e maio de 2016 e teve como público alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo PARFOR no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral. A programação do evento englobou palestras, mesa redonda, exposição de pôsteres, sessões de comunicação oral e oficinas de diferentes temáticas. Como exemplo, na edição de Teresina, na palestra de abertura, a Profª Drª Ângela Kleiman, da Universidade Estadual de Campinas, expôs o tema “Letramento, Interdisciplinaridade e Formação de Professor”; e na mesa redonda sobre “Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Práticas Docentes”, os professores convidados discorreram sobre diferentes olhares a respeito da interdisciplinaridade, desde suas concepções teóricas, até experiências de implementação dessa prática no ensino básico e no ensino superior.

O objetivo geral do evento é Fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares. Os objetivos específicos são: • Socializar experiências curriculares e práticas pedagógicas exercitadas nos cursos do PARFOR/UFPI, visando à consolidação da aprendizagem pautada na interdisciplinaridade como estratégia metodológica de superação da fragmentação do conhecimento e de interpretação da realidade; • Oportunizar o debate entre os participantes, suscitando indagações e proposições que possam contribuir para o aperfeiçoamento do Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI; • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e reflexivo; • Promover extensão visando a difusão dos benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica; • Avaliar a experiência do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR/UFPI, através do diálogo e partilha com todos os setores envolvidos, com vistas a traçar diretrizes de trabalho para aprimoramento das ações do Programa.

O SIMPARFOR é uma iniciativa importante no processo de institucionalização do Programa e encalça a qualidade acadêmica e social dos percursos formativos oferecidos aos docentes da educação pública básica do Estado do Piauí.


Seja bem-vindo(a)!

Comissão Organizadora

Normas

Os resumos simples devem apresentar a seguinte formatação: 150 palavras (mínimo) e 250 palavras (máximo), em fonte Centuy Gothic, tamanho 12, cor preta, espaçamento simples, com margem superior e esquerda de 3 cm e margens direita e inferior com 2 cm. O texto deve ser justificado. Os trabalhos devem ser encaminhados apenas em Português. O trabalho deverá conter, de maneira clara e objetiva, cabeçalho com título do trabalho (centralizado e em negrito) e nomes dos autores e instituições, separados por um espaço entre si. Além do cabeçalho, os trabalhos devem apresentar, sem fazer referência explícita e sinteticamente, objetivos, metodologia, resultados e discussão e considerações finais. O texto do resumo simples deve ser digitado sem paragrafação. Será necessária a indicação de três palavras-chaves, as quais deverão ser separadas entre si por meio de ponto final. Recomenda-se aos autores a máxima cautela na redação e correção dos seus trabalhos. Os autores serão responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos apresentados.